quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Partes do cotidiano

Ipê-rmaneça -
ipê

ipê
ipê
a quantos olho
como olho
você?

ipê
ipê
ipê
meu coração-vermelho
salta do peito
quando
amarelo-você

ipê
ipê
ipê
quando eu crescer
quero ter
ao menos metade das cores
e metade das vidas
que você me faz ver


Das coisas mais belas, nada sobrou daquelas - 

das coisas que são
quando já não devem ser -


nas coisas mais lindas do mundo
ainda vejo você

O poema que escrevi sem amor -

tentei escrever um poema
que não falasse de amor:

não-amor
desamar
desarmar
o amor

o não-amor
é uma forma
assimétrica
de amar

o não-amor
é um amor
ausente

poemas
são feitos de amor
e gramática

poema
é uma forma
geométrica
de amar


Meio Gal, meio Tom - 

meu amor,
mansidão
de madrugada
vindo para a cama
se arrastando
por debaixo do lençol
pingando
na pia
torneira frouxa
ao longo dos dias
meu amor,
primavera
céu azul
domingo no parque
dormindo no parque
meio sonho
meio acordado
debaixo das árvores
das sombras
umidade
seu amor,
sertão
carente
faltoso
por destino,
raso
duro
e a isso,
condicionado
seu amor,
metrópole
canto dos pássaros-carros
e dos pássaros-vozes
seu amor foi aflito
amor-relógio
amor-pressa
esquecido
amor é um constante deixar-ir
e quem sabe volte...


Amor a qual me rendi -

seus olhos
e a forma como segurava o garfo
o sorriso
como corria inclinada para frente
os dedos do pé
quando caía exausta na cama
quando caiu de bunda na neve
como beijava minha nuca
como passava o guardanapo na boca, num movimento circular
quando apareceu na minha vida
verão de mil novecentos e nunca nos importaria o tempo
das vezes em que quase te perdi
a geografia
- a distância que, às vezes, nos atropela sem ver -
a geometria
- as quinas que a vida nos talha -
o tempo
- teimando em passar contra nossa vontade -
a vida
- que passa e fica -
era te ver
era só sentir
sua presença
seu cheiro
era só pensar
era nem pensar
um flutuar
em cores tranquilas
a céu aberto
na beira do mar
amor
que brota da terra
mas que parece suspenso no ar


Poema que completa e que não se entende -

a gente vem sendo
a gente vai sendo
a gente vencendo

- e toda a felicidade
na gente e no movimento
e no momento
áspera austera
aspiração de
eternidade


Integral ou desnaturado - 

você me disse assim:
- meu amor, não esquece o leite
pouco antes, sentados em silêncio, não sabíamos o que fazer estando um ao lado do outro
não sabíamos o que fazer sendo nós dois e mais aquela quietude
eu não entendia o que aquele silêncio nos dizia
e você não entendia o entender
desde muito tempo
desde muito antes
mais ou menos ali, naquele fragmento de tempo onde nos conhecemos e nos estranhamos
eu lembro de te dizer meio mal dito:
- parece cruel, mas sonho num dia, que nem filme, sair pra comprar algo e nunca mais voltar. Mas cigarro não, cigarro nunca...de repente um litro de leite. Sair para comprar leite e nunca mais voltar.
você me disse assim:
- meu amor, não esquece o leite

nunca mais ouvi nosso silêncio

nunca mais nem ouvi falar do nosso silêncio

Nenhum comentário: